Utilização do termo hacker

Eu utilizo sim o termo hacker e todas as suas variações.

Para quem lida com segurança, redes, internet, Unix a tanto tempo não é novidade aquela velha discussão entre hacker, cracker e outras variações. Não preciso ser informado sobre esta disputa.

Para mim a função da língua é comunicar. A língua não pertence a ninguém e sim a coletividade que a utiliza, e evolui de acordo com os interesses desta comunidade visando alcançar o máximo de utilidade pelo seu uso. Acredito sim que a norma culta existe e deve ser ensinada nas escolas, pois facilita que se mantenha um mínimo de unicidade no uso da língua, portanto facilitando mais uma vez seu objetivo que é a comunicação, e treinando o usuário para um uso mais sofisticado do recurso.

Porém quando a comunidade entende uma determinada palavra para indicar um conceito eu acredito que não adianta remar contra a maré e tentar forçar que esta não é a palavra certa. Muitas palavras já mudaram de sentido ao longo do uso e desuso. E isto é muito maneiro, para não dizer sinistro !

Se hacker já teve um outro significado ótimo, eu conheço e uso a palavra neste sentido também. Não é a primeira palavra com múltiplos sentidos dependentes de contexto. Mas usar cracker, ou qualquer outra sugestão, não comunica para a maioria das pessoas o conceito desejado. Infelizmente o grupo que criou o termo na sua concepção original perdeu o controle sobre a palavra com a popularização do tema, mas não há nada mais que possa ser feito.

Como forma de  ser mais explícito posso vir a utilizar as expressões black hat, white hat ou gray hat na forma como é usual no contexto de segurança da informação isto é: hacker do mal, do bem, ou neutro (seria um chaotic lawful  para quem joga rpg?)

Anúncios

Uma resposta para Utilização do termo hacker

  1. Pingback: Explorando o velho oeste da infoseg « Se segura malandro !

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s